14.12.09

Moisés

Os carequinhas estão sempre por ali. Correndo. Brincando. Ou apenas sentados, esperando. O prédio está cheio deles. O prédio me parece mais triste e sem vida do que os próprios carequinhas. E agora colocaram essa árvore em frente aos elevadores. Uma árvore de natal. No lugar das bolas coloridas são esses cartõezinhos. E em cada cartão há o nome de um carequinha. Não que eu seja insensível. Apenas sou como a grande maioria dos seres-humanos. Sou preguiçoso, não tenho dinheiro, não tenho tempo nem cabeça para esse papo de solidariedade. Mas dessa vez entrei no jogo e peguei um cartão. Escolhi um que estava no lado de trás da árvore. Aposto que eles colocam os carequinhas mais bonitinhos e amáveis na frente. Não, não venha me dizer que a discriminação tira férias no natal.

Moisés Lima Sena. 7 anos. É o que dizia no cartão. Pensei no que o tal Moisés gostaria de ganhar. Brinquedo. Ele tinha razão. Brincar é umas das coisas boas da vida. Pensei em algo que Moisés pudesse brincar sozinho, na sua, para matar o tempo e agüentar o tranco. Então comprei um desses mini-games. De futebol. 40 conto. Achei caro. Mas era um mini-game bacana, da Nintendo. E também era meu primeiro ato de solidariedade do ano. Tinha que fazer bonito.

A festa de Natal dos carequinhas era na própria clínica, que funciona no lobby do prédio. Uma festinha animada, cheia de carequinhas, todos muito parecidos. Faziam uma ciranda. Tinha um palhaço no meio. Música da Xuxa. Havia até uma carequinha vestida de bailarina. A putinha do balcão me apontou quem era o Moisés. O moleque devia mesmo ser parada dura, o tipo anti-social. Não brincava com os outros carequinhas. Estava sentado ao lado da mãe.

- E aí, cara – perguntei – você que é o Moisés?

Moisés não respondeu porra nenhuma. Olhou para mim e para a mãe. A mãe era gostosinha. Mas parecia cansada.

- Acho que você não é o Moisés – eu disse – Você tem cara de professor Xavier. Acertei?
- Diga seu nome, Moisés – disse a mãe – diz a ele que você é o Moisés, diga.

Moisés olhou para mim, riu e cochichou alguma coisa no ouvido da mãe. O pequeno skinhead já estava me sacaneando, e eu já estava de saco cheio. Então lhe entreguei o presente, a mãe agradeceu, eu peguei um pãozinho e um guaraná e saí dali. No mesmo dia, o Camaça, que trabalha no estúdio da nova agência, disse que também deu para um carequinha um mini-game, de futebol, da Nintendo. E que só pagou 9,90 nas Americanas.

Mas eu não podia reclamar. Foi um bom ano. O Flamengo sagrou-se o primeiro Hexacampeão brasileiro de futebol masculino. E eu continuo por aqui, fingindo ser redator. Mas entrei na nova agência. Uma boa agência. Boa até demais. Com esse tipo gente alegre demais e cheia de energia, que fica inventando joguinhos. Agora inventaram esse amigo secreto e inimigo secreto. Tirei um cara que confessou curtir esse lance da putinha mijar na cara dele. Devo ganhar um disco de pagode, um panetone ou uma camisa do Vasco. Sei que vou me fuder nessa história. Gordo só se fode, mesmo no natal.

Por em falar em natal, hoje, quando deixei a agência, avistei Moisés e sua mãe na lanchonete. Quer dizer, Moisés estava lanchando. A mãe estava em pé, de frente para a rua, de braços cruzados. Olhava as luzes de natal. Talvez estivesse se perguntando o que eu sempre me pergunto todo natal. Será que estarei vivo no próximo natal? Enquanto isso Moisés brincava com o copo de Coca-Cola. Nenhum sinal do mini-game. Sacaninha careca.

O Espalitando vai dar um tempo.
No mais, feliz natal a todos. E que em 2010 dê tudo certo.

36 comentários:

De Tudo de Helena disse...

Feliz Natal pra voce tambem, mas dar um tempo..deixe pros 'carequinhas'...;-)

Mariana Valle disse...

Que o tempo não seja longo, porque eu já sinto falta dos teus textos, mu Bukowski tupiniquim!

Feliz natal, e um ano novo cheio de novas putinhas pra vc voltar aqui contando tudo!

Bjs,
Mari

Mwho disse...

Bono,
Saber demais sobre a vida esfarela a felicidade... Melhor brincar com o copo de Coca-Cola!!!
Feliz Natal e um 2010 cheio de Coca-Cola pra você e seus leitores!!!

Mateus Henrique Zanelatti disse...

Hexacampeão de futebol masculino o caralho!!! Vai tomar no cú!!! No máximo vc´s ganharam 5,5 títulos de campeonatos brasileiros. Só o tricolor é hexa!!! hehehe.
Fora isso, parabéns pela agência, parabéns pelo blog. Sem dúvida é o melhor blog que acompanho.
E 2010 vai ser foda!!! Pode apostar...

Abração!
Fica na paz.

Fábio disse...

Concordo, 2009 foi um ano bom.

Que 2010 seja bom também e até a volta.

Abraços.

Careca disse...

Bono, boas férias e festas.

GUIVES disse...

Porra man, esse presentes assim vc deve procurar primeiro sempre em Feira de Santana ou em Camaçari. Lá as mercadorias são todas roubadas e é tudo mais barato.

Quanto ao seu inimigo secreto espero que você pegue leve com ele. Não mande as mulheres da agência pularem de biquini sobre ele.

Não faça isso man. Ele vai odiar isso. Por favor.

Ho ho ho, feliz natal a todos, inclusive aos Skinheads.

:D

Elga Arantes disse...

Nããããoooooo!!!!!!! Não vá... que dar um tempo, uma ova! (a mulher do ovo?)

Saco.

Jesus disse...

Elga,

eu adoro as suas piadinhas.

te amo.

Anônimo disse...

Como assim, dar um tempo? Não vai mudar nada né, gordo preguiça?

Davi Caramelo disse...

Gordo escroto, professor Xavier é sacanagem! Faltou falar na namorada do outro camaça que queria dar uma máquina de fazer tererê pra carequinha, constrangindo a todos envolvidos na transação de boa fé, inclusive a vendedora da loja, que não sabia onde guardar aquela vergonha alheia, por aquele comentário/sugestão totalmente autista.

Ric Dexter disse...

Carequinha sacana mesmo! hehe!
Um ano em 2010 pra você.

Abraço.

Rodrigo Carreiro disse...

Só espero que esse "tempo" não seja muito longo.
Abraço, bono!

Cynthia Castro disse...

Bono,

Eu me delicio com seus textos e acho o seu blog simplesmente sensacional. Que essa "paradinha" não seja muito longa e que você continue muito inspirado em 2010!

Beijo,

Cynthia

Hector Salas disse...

Esta porra tem lugar assegurado nos melhores contos de natal...

M disse...

Rapaz, você deveria publicar essas coisas em um livro.

Mel disse...

o pequeno skinhead

... só tu mesmo, Bono, só tu mesmo!

Beijão, e que o Natal e 2010 seja cheio de putinhas bem "bôuas" pra ti! Hahahahahah!

Caio disse...

gorducho... o flamengo é penta!
Ninguem rouba esse titulo do NORDESTE! seu sulistinha de merda...
feliz natal pra vc... rs

Sunflower disse...

Ah, Bono, saudades desde já. E 2009 foi um ano bom sim.


Beijos e tudo de bom em 2010.

O Sábio disse...

Dar um tempo? vc já demora como a porra de postar... agora é que fudeu de vez!

Deivis Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Christiana Fausto disse...

Bono,

Um grande 2010 para você, que venha com seus textos sempre tão inspirados para nossa alegria. Bj!

raul disse...

não suporto o "flamenguismo". não tenho maiores simpatias pelo sport recife, apesar do swport ter sido roubado em 1981 num jogo com o flamengo numa semi-final (alguem lembra?).acho que a tal da midia sacaneia o nordeste sim.mas a porra do flamengo é hexa, não tem como negar que ganhou a copa união.

Rafa Cruz disse...

"Nenhum sinal do mini-game. Sacaninha careca."

Seus textos são geniais, nem preciso dizer isso. Parabéns e boa sorte nessa agência nova. Você é um cara talentoso, espero que reconheçam isso e dêem um All in de incentivo confiando no seu potencial. Você leva o pote fácil ;) (papo de jogador de poker online, haha)

Abraço, feliz Natal, ano novo e qualquer outra comemoração sazonal.

Marcos Satoru Kawanami disse...

valeu

Bruno disse...

Bah, um tempão que não vinha aqui. Falta de vergonha na cara, porque é sempre bom ler o velho Paulão.

Tô numa editora nova também. Cheia de joguinhos, reuniõezinhas e pessoal gritando "vamo lá, equipe". Sou um cara bem humorado e tal, mas logo eu vazo...

Abraço, cara, feliz Natal!

Bruno disse...

Porra, e parabéns pelo Mengão!

Sou corintiano, mas nas últimas rodadas, pra não deixar pros porcos ou pros bambis, virei Flamengo desde moleque pequeno, hahaha

Lusca disse...

Feliz Natal Bono, pra tu e pro Moisés também.

tenorio disse...

Cara, você é tão craque que consegue fazer um conto bonito desse, no melhor espírito natalino, sem ser piegas.

Outra coisa: por favor, mais do que elogiar, sinta-se à vontade para me dar toques (sem maldade porra) lá no garcia. isso ia ser uma honra.

E tudo de bom pra você em 2010; traga esse seu talento logo pra cá ano que vem.

Abração do amigo virtual

Tenório

::Soda Cáustica:: disse...

Bono, meu mais novo amigo, conquistado em 2009! Tudo de bom pra vc, muita inspiração, muita história engraçada nesse blog, aqui!

bjs! torço muito por vc!

Nílson disse...

Vá mas não demore, meu caro!

Fernanda disse...

Eu ADORO seus textos.

Alexandre França de Magalhães disse...

Garotinho filho da puta ein? Depois perguntam porque caridade passa dificuldade. Genial o post, no aguardo dos próximos.

Pedro disse...

Bono, um 2010 pra você muito melhor do que 2009. Jogue duro na tal nova agência - você deve ser um bom redator sim, pare de fazer gênero.

Abraço.

Diu Mota disse...

Bom jeito de dar um tempo...Que seja um bom ano.
inté

haitiano disse...

looongo tempo