22.8.09

Rabuge

O desemprego é uma lástima. Já engordei quatro quilos. A gente levanta, come alguma coisa e volta. Levanta, come alguma coisa e volta. E assiste a qualquer porcaria na TV. Passava aquele quadro no telejornal. Pretos e pobres numa praça pública erguendo certificados rotos de cursos técnicos e implorando por uma vaga. Quem assiste aquilo? Só os desempregados. Uma mulher de meia idade pedia uma chance de assistente administrativa ou cozinheira ou serviços gerais. Bem vinda ao clube, dona. Ao clube dos sem qualificação, sem portfólio, sem perfil. Acredito que eles se divertem com aquilo, os diretores e assistentes, os que inventam o perfil. Nunca sei o que eles querem. Já fui reprovado até em psicoteste. Na antiga Telebahia Celular. Havia aqueles traços, desenhei uma banda de rock, devem ter achado que eu era algum tipo de louco, fanático ou coisa assim. Acho que sou a única pessoa no mundo reprovada num psicoteste. Fiquei imaginando, será que aquele povo, o da TV, na praça pública, será que aquele povo também passava por psicotestes? Será que eles também engordavam?

Uma coisa é certa. O ar é sempre quente nos piores dias. Desliguei a TV e fui buscar algum vento na janela. Nada. Vi apenas o Rabuge. Um velho amigo de infância. Estava sentado na sombra de uma árvore. Coincidência. Rabuge também não tem o que eles chamam de perfil. Parado há oito meses. Teve que vender o carro, sua alma. Soube que o primo da mulher que ele come ficou de lhe arranjar alguma coisa numa cervejaria. Eu queria ser como Rabuge. Apenas sentar embaixo de uma árvore e acender um cigarro. Não sei por que, mas acender um cigarro é como dizer “tá tudo bem” ou “tô cagando pra isso”.

Eu começava a sentir fome outra vez. Era melhor sair de casa. Quando eu já estava na porta, o telefone tocou. Pensei até em não atender.

- Alô – eu disse.
- Bom dia, eu queria falar com o senhor Paulo Bono.
- É ele.
- Senhor Paulo, aqui quem fala é Tatiana da Credicard...
- Vai me oferecer algum produto, Tatiana?
- Eu queria estar apresentando...
- Tô desempregado, e meu time perdeu em casa. Não é uma boa hora, benzinho.
- A Credicard agradece, tenha uma boa tarde.

Desliguei o telefone. Saí de casa e fui até a árvore da esquina. Onde estava Rabuge. Sentei.

- E aí – eu disse.
- E aí.
- Calor da porra.
- Tá foda.
- Maresia da porra.
- Tá foda.
- E a cervejaria?
- Botaram um negócio de um teste.
- E aí?
- Me fudi.
- Psicoteste?
- Que porra é essa? Não sou tão burro assim.
- Sei lá, porra. Que teste foi?
- Umas contas.

Falando em contas, lembrei que tinha de tomar cuidado com meus óculos. Sempre quebram quando estou desempregado.

- Mas tô botando currículo – disse Rabuge –, daqui a pouco me chamam.
- Me arranja um cigarro.
- Você fuma, Paulão?
- Vou fumar essa porra.
- E você? Achou alguma coisa? É propaganda, marketing, que você faz, né?
- Cogffh! Cogffh! É uma putaria dessa. Cogffh! Agh! Caralho!
- Que foi, porra?
- Cogffh! Cogffh! Toma a porra do seu cigarro.

41 comentários:

Ana Paula disse...

Hi Buk,

Psicotestes... só os bocós completam os tracinhos. Você é que é foda.

Love,

Sra. Bono.

Saulo Ribeiro disse...

ô Bono, tá no nível das melhores páginas do velhão (bukowski). Se escritor bão ganhasse dinheiro por aqui tu não precisaria de emprego.

Mwho disse...

Quando até a mulher do telemarketing desliga na sua cara, é sinal de que a crise não é só marolinha...
E esse tal de psicoteste é invenção de psicólogo desempregado!!!

Rachel disse...

Sabe aqueles cavalos de carroceiro? Que tem um "trem" no olho pra eles olharem só pra frente?? Sabe??
Só pessoas com esse "trem" do cavalo do carroceiro passam em psicotestes. Nós, modernos, cultos, inteligentes... reprovamos mesmo. Nessas entrevistas de emprego, eles querem alguém que eles possam fazer lavagem cerebral e não nos sujeitamos à isso PB. A gte quer a nossa ideia, do nosso jeito.
Vou ver q q consigo pra vc aqui no sul. hehehe
Bjão

::Soda Cáustica:: disse...

ô Bono, eu tb já perdi essa porra, até hj não aprendi a dirigir. é pra perdedores essa porcaria de psicoteste, mentes elevadas, seeempre ficam no critério "loucos".

to trabalhando pra vc sair debaixo dessa árvore.

Jongleuse disse...

Eu fui reprovada no teste psicotecnico para tirar carteira de motorista. Era uma prova com uns números embaralhados e com o meu resultado eles conseguiram dizer que eu não tinha uma boa visão periférica. Voltei na clinica 15 dias depois e refiz o tal teste. Fui aprovada.
Vai entender...

Daniel Pfaender disse...

é incrível perceber essa dicotomia entre reprovados e aprovados no mundo. E não apenas nos psicotestes não, mas sim os aprovados em beleza, carreira, perfil, status, grana...

por que seus óculos sempre quebram quando vocês está desempregado?

sobre o "ligar o foda-se" ao fumar também sempre senti isso. Lembro do Blondie em Três Homens em Conflito sempre daquele jeito de que tava cagando pra tudo sempre que acendia uma cigarilha. Lembro que comecei a fumar por causa dele. Pior que o ator Clint Eastwood, na vida real nem fuma...

abraço!

Rodrigo Carreiro disse...

Não existe nada mais chato que psicotestes. Fodam-se os psicotestes! As empresas têm que fazer igual Steve Jobs e perguntar sobre a vida sexual das pessoas em entrevista de emprego. Se o cara se sair bem de uma pergunta do tipo "quando foi que vc perdeu a virgindade?" é pq o ele é bom mesmo.

Drunken Alina disse...

Ficar desempregado é mesmo uma merda. Bate um desespero enorme e nossa auto-estima despenca =/

Desejo boa sorte pra você.

Um beijo!

Fábio disse...

Lendo os comentários, percebo que falhar em psicotestes é menos incomum do que eu pensava. Sempre passei nos poucos que fiz, Devo ser um sujeito banal.

Não sei como é ficar desempregado ou empregado, sempre fui autônomo, profissional liberal ou seja trabalhador informal. Um desses putos que ralam para caramba, mas não tem garantias nenhuma.

Abraços.

Ric Dexter disse...

Psicotestes testam o que afinal? Nunca entendi direito o objetivo dessa porra! Devo ser um psicótico mesmo...

Abraço.

Elisa Quadros e Valeria Semeraro disse...

vim aqui bater papo. adorei a frase ali que diz: Isso aqui não é literatura.

e também acho fofo quando sua dona te diz: Hi, Buk.

texto, sempre bom.

beijos, elisa

J. disse...

Bono,

Essa sua platéia é muito interessante. Só gente moderna, culta e inteligente.

Parabéns.


Um forte abraço,

J.

Querida e Ordinária disse...

Pelo menos tá perto da praia, né? Vc tem horizonte... e isso é pra poucos. Pensa nisso. Risos. Falo por experiência própria, afinal, tb moro na praia.

Careca disse...

Bono, uma hora a maré muda. Grande abraço,

v.p disse...

Bicho... desemprego é a maior humilhação...cigarro vagabundo também é uma merda e desempregado não devia ter geladeira, fogão e televisão. Só cama... e dormir até acordar...

Marcos Satoru Kawanami disse...

Paulo,

reclamar é teu estilo, e é cômico. quando arrumar um trampo, vai reclamar, vai ser a porra, o pior emprego do mundo. é teu costume...

consolo: eu já fui reprovado no exame de fezes.

tinha lubriga. minha meta é da próxima vez conseguir uma solitária, e ser promovido!

=D
marcos

Paulo Bono disse...

Sensacional, Kawanami.

abraço

Josy disse...

Ow vidinha mais ou menos...

Sensacional.

Elga Arantes disse...

Preocupei! Sempre passei nesses testes. Odeio me sentir uma estranha no ninho...

Foda de ficar desempregada foi descobrir que o Pica-Pau e o Chaves fazem jornada dupla todos os dias na telinha. Eles tem mais chances que a gente.

Sunflower disse...

eu nunca fui reprovada em testes psicotécnicos, tiro perto das maiores notas, sei exatamente o que eles querem só pra conseguir o que eu quero.

Dá próxima vez, com os traços, desenha uma árvore com frutos e raízes passando por debaixo da terra. (fiz isso e queria era desenhar mesmo uma piroca). Ou uma caixa de lápis de cor (quando queria desenhar um revolver e uma faca).

Passo sempre. É que não sou uma mente elevada, só psicótica, neurótica, compulsiva que ensina criancinhas pra comprar coisinhas que alimentem a neurose, compulsão e psicose. É caro.

PS: Kawanami tem os melhores comentários ever. Não acredito que o velho pimenta voltou, é demais pro meu coraçao.

-sOliNo- disse...

porra, cara. volta praquele fundo branco. era muito melhor de ler =\

eu sou fã, tá ligado? mereço respeito.

Principe Encantado disse...

Gostei muito do conteúdo de seu blog, você esta de parabéns.Gostaria de saber
se existe interesse em torcar nossos links, se sim deixe seu recado em meu mural.
Te espero por lá, ok?
Felicidade! É inútil buscá-la em qualquer outro lugar que não seja
no calor das relações humanas... Só um bom amigo pode levar-nos pela mão e nos libertar.
Abraços forte

Paulo Bono disse...

Sunflower,

Mas agora peguei a manha. é isso mesmo. é desenhar casinhas, árvores e maçãs. nada de desenhar o gol de Petkovic em 2001.

Solino,
Porra, eu tenho um fã? Sensacional.
Mas é aquela coisa. Tem uma turminha aí que preferiu o fundo preto. Eu tb. Mas não deixe de ser fã.

Encantado,
Rapaz, fique à vontade. Tudo de bom pra você também.

abraço a todos.

Mateus Henrique Zanelatti disse...

Força ae Paulão!

Mariana Valle disse...

Você é sensacional. Já virei sua fã. Me lembra muito o Bukowski.

Também estou desempregada e também sou escritora. Mas estou fazendo um bando de freela, thanks god.

Beijos,
Mari

Gabi disse...

Bom saber que muitas pessoas reprovaram no psicotecnico da carteira de motorista como eu... tinha que ligar os numeros e eu pulei um... triste! hehe

Aguardo posts com historias da Sra Bono.

Victor Mascarenhas disse...

Ainda bem que além da geladeira e da televisão, ainda existem os blogs para os desempregados escreverem textos divertidos como esse. Obrigado pela visita no meu blog, para saber onde encontrar meu livro e mais informações sobre ele, acessa http://livrocafeina.blogspot.com/
Abraço e boa sorte.

Genérica Paraguaia disse...

Gol de Petkovic em 2001 no desenho?? hauhauhaah só vc mesmo! hahaha

Menino, uma pessoa chamada de Rabuge deve ser insuportável de cheirosa!

Para o desemprego, comece a dar dicas de matar o tempo do desempregado.. quem sabe a Catho, Manager e outras podem patrocinar teu blog? hauhauahauauha

Lucas disse...

Gostei bastante!

:)

Lucas disse...

Valeu a visita. O blog tá meio down, meio jogado. Voltei de férias a pouco e isso dá uma depressão. Você deve saber. Quando tiver algo "mais melhorzinho" te falo. Vai ser legal te ter por lá.

Ab!
Lucas

Mariana disse...

Bono,

Se quiser ler, publiquei o "Tecla SAP para homens (e mulheres)" no meu blog

No: http://www.marianavalle.com/2009/08/tecla-sap-para-homens-e-mulheres.html

Beijo.

naire valadares disse...

Com a alma.Simplesmente, verdadeiro.
Grande abraço
Naire
www.turbantedanaire.blogspot.com

carlus disse...

realmente, se escritor bão ganhasse dinheiro por aqui... cê tava feito!

abraços

muito bom!

Lusca disse...

Tá tudo muito mal mesmo.

Gostei da ironia. Como sempre, massa teu texto.

Jéssica Adão disse...

Você é foda! Fodástico....

bjinhxxx da sua fã #1!

marino disse...

Estou aqui para lhe comunicar da mais nova locadora de livros do Recife, a ALUGUe-books (http://sites.google.com/site/aluguebooks).
Temos um acervo vasto, com vários gêneros de livros, de clássicos à gastronomia. Acesse nosso site, cadastre-se e alugue livros.
A locação de livros é uma alternativa à leitura, uma forma mais barata de se ler. A ALUGUe-books busca o incentivo à leitura de uma forma simples e barata.

Estamos contando com a sua adesão.
Agradecemos a atenção.

Marília Dantas e Marino Abreu

Alugue-books
81 9758-0911
9758-0799

http://sites.google.com/site/aluguebooks/

Revista Antimatéria disse...

A Revista Antimatéria é seu seguidor.
http://www.revistaantimateria.blogspot.com

abraços.

anareis disse...

Querido(a) novo(a) amigo(a),estou precisando muito da ajuda de todos os amigos. estou montando uma minibiblioteca comunitária pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,se voce puder me ajudar estou fazendo uma campanha de doações. pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3, ou pode doar livros ,ou pode doar máquina de costura, ou pode doar retalhos, ou pode doar computador usado. se quizer fazer aguma doação entre em contato com meu email: asilvareis10@gmail.com ,eu darei o endereço de remessa. se voce não puder me ajudar com doações pode divulgar minha campanha, tenho 2 blogs no google gostaria da sua visita: Eulucinha.blogspot.com ,obrigado pela sua atenção.

Aninha disse...

noticia boa!! soube que Rabuge já está trabalhando.
bjos

cschlemihl disse...

Essa tá ainda melhor que a do "Garoto"! ahahahah